segunda-feira, 22 de maio de 2017

Encontre 3: O idoso é cultura, é história viva

O terceiro encontro, assim como toda a sequência veio carregado de muita emoção, pois nele tratamos o seguinte tema: “O idoso é cultura, é história viva”. Iniciamos a aula com uma motivação chamada “Teia de desejos”; nela pedimos que os alunos se imaginassem que fossem idosos e depois de toda uma vida de aprendizado e também erros, desejasse para um dos seus colegas algo de bom com base no que supostamente viveu. A sensação de desejar algo bom e receber um desejo bom de outra pessoa foi algo que deixou os alunos e os professores bastante emocionados.


Passado esse momento foi hora da análise do vídeo “Um amor para recordar” que contava a narrativa da história de um casal desde o momento em que se conhecem até chegarem juntos na terceira idade.

Adiante, a leitura da crônica “Nossos Velhos”, primeiramente silenciosa e depois com pausas estratégicas por parte dos professores, consolidou a análise do texto em conjunto com o que fora visto no vídeo. O momento de interpretação da crônica nos inspirou a refletir sobre nosso tratamento com os idosos e a forma como o envelhecimento deles nos causa estranhamento ao passo que para eles é um processo natural. Este foi um momento que fluiu bastante na aula, pois muitos alunos se viram representados no texto. Em seguida a análise do gênero crônica, dando continuidade ao processo que se iniciou na aula passada, reforçou os estudos a respeito deste gênero textual. 

No momento seguinte refletirmos sobre a ideia de que o idoso traz consigo uma gama de histórias e vivências que, ora misturada com realidade, ora com uma pitada de fantasia, fazem dele um produtor de literatura popular. Os alunos assistiram a um vídeo em que a senhora Done (avó de um dos professores) conta histórias de sua juventude, suas viagens e sua devoção a “Padim Ciço”. O vídeo se desenrola em forma de entrevista em que naturalmente a senhora respondia de maneira espontânea os questionamento, narrando suas histórias e produzindo ali literatura popular. 
Por fim, o gênero entrevista foi explicado e já seguindo o exemplo do vídeo visto foi iniciada uma produção de uma entrevista. Começando na aula com a escrita das perguntas, guiada por uma pauta já sugerida pelos professores, os alunos farão em casa uma entrevista com um idoso de seu conhecimento e trarão na próxima aula as respostas para dividir com a turma o resultado de sua pesquisa. 


Terminando a aula docemente foi visto um ensaio fotográfico de um casal de idosos que celebrava o seu amor, concretizando assim a ideia de que sim, o idoso realmente é cultura viva e tem muita história vivida para contar.
Com vocês o "ensaio fotográfico":




Até breve, queridxxxxs!


Sem comentários:

Enviar um comentário