Encontro 2: O que é ser idoso e o que é ser jovem.
Iniciamos o encontro: “O que é ser idoso e o que é ser
jovem?” relaxando com a música intitulada “Velhos e Jovens”, de Adriana Calcanhoto. Refletimos sobre as músicas e seus ouvintes, será que tem música de "jovem" ou de "velho"?! Foi exibido um slide de fotos com jovens e idosos em suas atividades variadas, foi questionado o que é ser jovem e o que é ser idoso, quem faz o quê.
Em
seguida, foi exibido o clipe da música: “Aquela dos 30”, de Sandy, o que proporcionou um momento de reflexão sobre a transição das idades, isso desmistificou um pouco a ideia de categorizar algumas atitudes e atividades por idade.
Logo após, realizamos a dinâmica intitulada JOVEM, ADULTO E IDOSO.
Todos os alunos receberam uma palavra e colocaram onde acharam que se encaixava mais, o legal foi que todos deram suas opiniões e houve um respeito múltiplo com quem concordava ou descordava.
Em outro momento da aula, lemos uma crônica intitulada “Um
idoso na fila do Detran”, de Zuenir
Ventura, o personagem principal da crônica estava contando uma história de um dia quando estava na fila do DETRAN, Analisamos a crônica semanticamente e relembramos as características do gênero.
Foi então, a vez dos alunos produzirem uma crônica sobre um momento deles com algum idoso. Todos lembraram de situações que viveram com algum idoso e colocaram a "mão na massa".
Terminamos a aula com a certeza de que todos devem ter um espirito de alegria e coragem, independente da idade, todos são capazes. E o mais importante, haverá amizade entre duas gerações sim! Até o próximo encontro, pessoal! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário