quarta-feira, 24 de maio de 2017

Encontro 4: O coroa ainda reina.


Iniciamos  nosso quarto encontro: O coroa ainda reina, ouvindo a música “Envelhecer” de Arnaldo Antunes. 




Após a discussão acerca da música, perguntamos se os alunos queriam envelhecer e como eles se viam quando estivessem velhos. Logo após, exibimos o trailer do documentário “Envelhescência” para desconstruir a ideia de que os idosos são inválidos. 


Na sequência, os alunos leram dois textos: um sobre Victor Earhart, um dos caras mais velhos no "Longboard”  e  Johanna Quaas, uma senhora que com 92 anos é a ginasta mais velha do mundo, após a leitura, os alunos assistiram vídeos dos idosos praticando os respectivos esportes. Juntos, refletimos que a idade está no espírito e não não corpo, pois independente da idade, podemos fazer o que gostamos, mesmo quando mais velhos, respeitando a limitação de cada um. 
Também lemos uma mensagem da poetisa Cora Coralina sobre a velhice. Cora deixa um recado forte em suas palavras “Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.”








Logo após esse momento de leituras, apresentamos a blogueira que está fazendo muito sucesso: a Baddie Winkle, uma senhora que virou a estrela do Instagram lemos uma entrevista com ela e discutimos sobre seus "looks" e o que é ser um "digital influencer". 


Após as discussões,  retomamos o assunto gírias, e introduzimos o que é variação diacrônica, explicando que as palavras mudam e variam com o passar do tempo. Refletimos sobre as gírias que nossos pais e avós usavam e produzimos um dicionário com  gírias antigas e atuais. 





Por fim, mostramos, mais uma vez, fotos dos idosos em suas atividades, perguntarmos aos alunos se eles curtiam a foto ou não, e o porquê. A maioria se identificou com os idosos que têm a alma jovem, que praticam esporte, que têm tatuagem e curtiram, as fotos de idosos tristes, doentes, cansados, os alunos não curtiram, eles acreditam que poderão ser sim idosos e continuar fazendo coisas que eles fazem enquanto jovens.






Sem comentários:

Enviar um comentário