terça-feira, 29 de novembro de 2016

Olá pessoallll... 


         Estamos aqui para contar como foi nossa aula que teve como temática “O nordeste no Brasil”, que  chamou bastante a atenção dos alunos, uma vez que alguns relataram já ter sofrido preconceito em algum momento por serem nordestinos. Em suas reflexões, os mesmos apresentaram frases como: “Diziam que eu falava engraçado”, ou ainda “Que o nordestino fala tudo errado”. Com o levantamento desses relatos e algumas reflexões sobre o assunto, se iniciou a aula.

     O vídeo de Braulio Bessa, cordelista, nordestino, e que atualmente faz parte do programa “Encontro com Fátima Bernardes” exemplificou uma situação de preconceito para com um poeta, também nordestino e curiosamente, semianalfabeto, Patativa do Assaré. Os alunos acompanharam a declamação por parte de Braulio Bessa do cordel de Josenir A. de Lacerda que enaltecia o falar cearense destacando aspectos da oralidade nordestina muito presentes na cultura e no dia a dia dos alunos. A discussão e reflexão se fundamentou sobre questões de adequação da oralidade e escrita, linguagem formal e informal e preconceito linguístico.


        Em um segundo momento, foi trabalhado o gênero notícia trazendo uma dualidade entre uma notícia de um jovem que emitiu comentários preconceituosos para com os nordestinos e outra noticia que apresentava uma jovem nordestina, escolhida para ser a porta bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos.
      O vídeo do “youtuber” Wynderson Nunes criticando o posicionamento preconceituoso que também é fruto de um preconceito velado do algumas regiões do Brasil para com o nordeste contribuiu para a reflexão e discussão base de nossa atividade.

        A atividade consistia na complementação da seguinte frase: “O nordeste não é so: ________, o nordeste também é:__________________. A ideia da atividade era que os alunos desmistificasse tal ideia que se propaga, seja pela mídia, ou seja pela convenção social de que o nordeste só apresenta seca, fome e miséria, uma vez que o nordeste já faz parte de suas identidades .









       Enaltecendo o orgulho do Nordeste e do povo nordestino,preparamos os alunos para o próximo encontro que colocaria em evidência, agora, não mais o preconceito, mas o orgulho ter o Nordeste como parte de sua identidade.
Seguem as imagens do turma!!!





 



Por fim, acabamos gravando o que cada um escreveu na sua atividade!
Espero que tenham amado. Abração e até mais!!! ❤❤❤❤❤



Sem comentários:

Enviar um comentário