quinta-feira, 1 de junho de 2017

Encontro 6: O idoso no seio da família e da sociedade

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 

Então, na aula de hoje tivemos um encontro bastante produtivo. A aula intitulada: "O idoso no seio da família e da sociedade", gerou grandes reflexões!!!
Inicialmente abrimos um diálogo com os alunos a fim de trazê-los para o contexto do elemento motivador de nossa aula: as memórias afetivas. Para tanto, solicitamos aos alunos que desenhassem um idoso da família ou algo que os representassem, seguido de uma frase que eles costumam ou costumavam ouvir. A atividade foi bastante empolgante, pois os alunos não hesitaram em cumpri-las.


Em outro momento, explicamos o que são os gêneros textuais, isso pelo fato de que iríamos trabalhar com uma reportagem muito incomum: a recontratação de idosos em empresas do Brasil. Após esse momento, demos início à leitura da reportagem e paulatinamente fomos ressaltando cada parágrafo. 





Como nossa aula focou na presença do idoso no seio da família e na sociedade... Expomos um vídeo de uma propaganda alemã intitulada “Demonstre seu carinho a alguém neste Natal”, após a apresentação do vídeo os alunos logo tentaram explicar o que haviam entendido. De fato fomos tocados neste momento e começamos a falar sobre vários aspectos pessoais que vivenciamos com pessoas de nossa família. 

Saindo de um campo emocional e partindo para os direitos dos idosos, levamos para sala o que era o Estatuto do Idoso, entendido como uma lei orgânica que visa garantir o bem estar e o direito do idoso onde ele esteja. No momento em que fomos lendo os artigos e explicando a importância de respeitar os idosos, os alunos foram lembrando-se de cenas do cotidiano em que presenciaram vários idosos sendo desrespeitados. 


Por último, finalizamos nosso encontro com a leitura do texto “A inutilidade e o amor” do Padre Fábio de Melo, em que retrata os cuidados que devemos ter pelas pessoas que nos cercam, distinguindo interesse próprio e amor genuíno. 


Bom, foi isso...
Mas calma, logo tem muito mais novidades! 
Você não vai perder, né???




Sem comentários:

Enviar um comentário