sexta-feira, 2 de junho de 2017

Encontro 7: O idoso de amanhã é você

E aí, pessoal, tudo bom com vocês?  Iniciamos a aula: O idoso de amanhã é você  com uma conversa sobre mensagens, contando-lhes que iríamos apresentar algumas mensagens de idosos muito importantes para eles. Sendo assim, começamos a descrever os idosos com características (bonitos, inteligentes, entre outras) que proporcionassem aos discentes um momento de reflexão sobre quem seriam esses idosos. Posteriormente, exibimos as fotos dos  “idosos” que mostravam como os mesmos seriam quando ficassem mais velhos, este momento promoveu interação e reflexão sobre a temática da aula: “O idoso de amanhã é você”.e, como o esperado, obtivemos um  momento de descontração e interação entre alunos e professores.





Foi apresentado um vídeo reflexivo que retratava a seguinte mensagem: “A vida é um trem-bala que passa e devemos aproveitar os pequenos momentos com as pessoas que amamos”. Em conjunto, o vídeo foi reproduzido com o auxílio da música “Trem-bala”, da artista Ana Vilela.   




        
Na sequência, realizamos a leitura e a compreensão semântica da carta intitulada “Carta ao idoso”, escrita por Alma Collins. Nesse momento, foi possível iniciarmos uma conversa sobre o gênero textual carta e, com intuito de abordar as características do gênero, apresentamos de forma sucinta: local e data, destinatário, saudação, interlocução com o destinatário e despedida. 






Em seguida, analisamos semanticamente o texto a “Carta de um idoso”, de Lu Prado, para evidenciarmos o diálogo entre o jovem e o idoso. Também, destacamos, com o auxílio de exemplos no cotidiano do aluno (Whatsapp, Instagram e Facebook), os elementos da comunicação: emissor, receptor e mensagem.





Para finalizar, os alunos produziram uma carta com mensagens para o seu “eu” no futuro e, para isso, realizamos um momento reflexivo sobre a aula, alertando os alunos sobre a convivência entre várias gerações.












1 comentário: