E aí, pessoal, tudo bom com vocês? Iniciamos a aula: O idoso de amanhã é você com uma conversa sobre
mensagens, contando-lhes que iríamos apresentar algumas mensagens de
idosos muito importantes para eles. Sendo assim, começamos a descrever os
idosos com características (bonitos, inteligentes, entre outras) que
proporcionassem aos discentes um momento de reflexão sobre quem seriam esses
idosos. Posteriormente, exibimos as fotos dos “idosos” que mostravam como os mesmos seriam quando ficassem mais velhos, este momento promoveu interação e reflexão sobre a temática da aula: “O idoso de amanhã é você”.e, como o esperado,
obtivemos um momento de descontração e
interação entre alunos e professores.
Foi apresentado um
vídeo reflexivo que retratava a seguinte mensagem: “A vida é um trem-bala que
passa e devemos aproveitar os pequenos momentos com as pessoas que amamos”. Em
conjunto, o vídeo foi reproduzido com o auxílio da música “Trem-bala”, da
artista Ana Vilela.
Na sequência, realizamos a leitura e a compreensão semântica da carta
intitulada “Carta ao idoso”, escrita por Alma Collins. Nesse momento, foi
possível iniciarmos uma conversa sobre o gênero textual carta e, com intuito de
abordar as características do gênero, apresentamos de forma sucinta: local e
data, destinatário, saudação, interlocução com o destinatário e despedida.
Em
seguida, analisamos semanticamente o texto a “Carta de um idoso”, de Lu Prado,
para evidenciarmos o diálogo entre o jovem e o idoso. Também, destacamos, com o
auxílio de exemplos no cotidiano do aluno (Whatsapp, Instagram e Facebook), os
elementos da comunicação: emissor, receptor e mensagem.
Para finalizar, os alunos produziram uma carta com mensagens para o seu “eu” no futuro e, para isso, realizamos um momento reflexivo
sobre a aula, alertando os alunos sobre a convivência entre várias gerações.
Parabéns
ResponderEliminar