quarta-feira, 30 de novembro de 2016


Olá pessoal, esperamos que estejam bem!!!  ☃

Durante nosso encontro, agora: "Revisando", iniciamos a aula com um quiz de perguntas e respostas, estas perguntas tiveram como base todas as aulas da S.D. e proporcionaram aos alunos a revisão completa das aulas realizadas. Com auxilio do quiz, retomamos as temáticas das aulas anteriores evidenciando a contribuição de cada aula no processo da construção do "eu". Foi um dia incrível e momento em que os alunos tiveram a oportunidade de relembrar tudo o que foi exposto e sala. Neste momento, nos chamou atenção a propriedade com que falavam sobre os assuntos em questão. Sem dúvidas, foi mais um dia memorável. 






Aproveitando o calor do momento, realizamos uma dinâmica motivacional “A quem pertence esse objeto?”. Nela, os alunos formaram um circulo no qual, no meio estavam objetos que serviram de utilidade tanto para as meninas como para os meninos. Para iniciar um momento de maior reflexão, perguntamos aos alunos se um batom, por exemplo, era algo que pertencia apenas ao gênero feminino. Foram atribuindo aos objetos, conceitos e rótulos que ainda limitavam os gêneros masculino e feminino. Ao percebermos isto, relembramos a última aula sobre gênero e sexualidade abordando o porquê dos objetos ainda serem tão delimitados. 



Por fim, formamos uma mesa redonda, para respondermos juntos a pergunta inicial da sequência didática: Quem é você? Ao ouvirem a pergunta novamente os alunos apresentaram um posicionamento mais amplo, evidenciando as “tribos” como elemento auxiliador na construção de identidades, as diferenças dos gêneros: masculino e feminino, com isto, foi possível perceber que possibilitamos aos alunos um olhar crítico a respeito da construção de sua identidade enquanto sujeitos sociais. A medida com que ouvíamos cada resposta, em nós (professores) surgia um misto de sensações, pois agora estávamos diante de alunos completamente diferentes do início da sequência. Ouvimos relatos de futuros adultos que agora tinham uma boa base para o respeito ao próximo e um olhar reflexivo para ele mesmo. Sem dúvida alguma, momentos como esse nos instigaram a acreditar ainda mais na educação cidadã. 


Bom, com grande satisfação encerramos mais um encontro!
Não deixa de conferir nosso blog, ainda tem muito mais!!! 
Grande beijo. ;) 





Sem comentários:

Enviar um comentário