Olá meninxs. Tudo beleza? TUDO SIM!
No encontro de hoje, falamos de algo considerado TABU por muitos, mas de extrema importância que se converse sobre tanto nas escolas como no contexto dos alunos: Identidade de gênero e sexualidade ⚤ a partir deste tema incrível pudemos debater e refletir sobre algo um tanto quanto negligenciado em algumas escolas e até mesmo no
contexto dos alunos: Gênero e Sexualidade.
A
aula foi iniciada com a explicação e diferenciação de gênero e sexualidade, que
apesar de parecerem termos pertencentes ao mesmo léxico, possuem significados
diferentes. Daí então, iniciamos uma dinâmica norteadora da aula: “Curto ou não curto”;
onde os alunos veriam algumas imagens no slide e apresentariam seu ponto de
vista a respeito das mesmas. Caso concordassem com o conteúdo da imagem,
levantariam uma placa com o símbolo de “like”
do fecebook, caso não concordassem, o
símbolo seria o “deslike”.
A
ideia geral, não era fazer com que os alunos mudassem sua opinião, mas que
apresentassem seus pontos de vista a respeito do que estava sendo discutido,
trabalhando assim sua argumentação através de um debate. A regra principal era
que o respeito a opinião alheia deveria se fazer presente ao longo da nossa
dinâmica.
Ao
decorrer do slide, foram apresentadas imagens de famílias (e as novas formações
familiares), termos como feminismo, machismo, homoafetividade, escola para
princesas, dentre outros, sobre os quais os alunos deveriam se posicionar.
Um
fato que chamou bastante a atenção foi a receptividade dos alunos em relação a
termos e temas que são considerados tabus, e a abertura que eles tiveram para
discutir, refletir e, sobretudo, respeitar a opinião
alheia.
Por
fim, a leitura do conto “Fizeram a gente acreditar” de Martha Medeiros encerrou
a aula com um tom reflexivoa cerca dos papeis desempenhados por homens e
mulheres em nossa sociedade e como esses papeis influenciam positiva ou negativamente
as nossas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário