terça-feira, 29 de novembro de 2016

E aí galera, beleza?? 

Vamos lá dar uma olhadinha no nosso encontro que foi maravilhosoooo!

Nessa aula fizemos um passeio incrível na nossa amada Campina Grande, visitando seus pontos turísticos. Nossa primeira parada foi no museu do algodão, na estação velha de Campina, que guarda as memórias do algodão e da estacão ferroviária. 










         Nossa segunda parada foi no marco dos 150 anos de Campina Grande, o monumento que tem como destaque a imagem dos tropeiros da Borborema, considerados responsáveis pelo progresso da cidade, localizado às margens do açude velho. Continuando o passeio, visitamos as estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que representam a música nordestina. A outra parada foi na estátua dos tropeiros da borborema, que apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade. O índio representa o início de tudo. A catadora de algodão faz referência à 'Era de Ouro' de Campina Grande, quando o município se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo. E o tropeiro presta homenagem à vocação comerciária da cidade.




         Prosseguindo nosso passeio, não podíamos deixar de ir no museu dos três pandeiros, o lugar que abrilhantou nossa aula. Fomos visitar o pavilhão das exposições de artesanato que reúne artigos do cotidiano dos paraibanos, feitos pelas pessoas da terra. Num segundo momento, nos dirigimos ao lugar destinado a música, cordel e xilogravura, que expõe discos de vinil, roupas, instrumentos musicais, documentos e objetos pessoais de artistas populares como Jackson do Pandeiro, Sivuca, Marinês, Elba Ramalho e Herbert Viana. A estrutura voltada para literatura de cordel e xilografia apresenta uma coleção de pandeiros do poeta e cordelista Manoel Monteiro, falecido recentemente, o conjunto de cordéis da UEPB e ainda 10 mil títulos da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida. 








Por último, fizemos aquele lanche caprichado no parque da criança :)



Até a próxima!!

Sem comentários:

Enviar um comentário