domingo, 22 de novembro de 2015

A nota negra na MPB

Olaaá pessoal!

Estão animados para ver mais um dia de aula? Nós estamos loucos para contar tudo o que aconteceu hoje!!!

Então, trabalhamos para esta aula o tema “A nota negra na Mpb”, este para explicar aos nossos alunos a importância e o papel dos cantores negros que fazem parte da história de nossa música popular.






Iniciamos a aula de modo bastante reflexivo, com o auxílio do data show, expomos a palavra “Preconceito” e, em seguida indagamos sobre o que cada aluno entendia sobre esse termo. Por meio das respostas que ouvimos, refletimos bem sobre os vários tipos de discriminações que vive nossa sociedade. Em seguida, direcionaremos os alunos para refletirem sobre a denuncia do racismo na Música Popular Brasileira.





Em seguida, apresentamos alguns cantores negros que atuaram e ainda atuam em nosso cenário musical como: Milton Nascimento, Cartola, Djavan e Seu Jorge. Afim de que os alunos tivessem um norteamento sobre a biografia e a temática abordada por esses cantores em suas músicas.





Dando seguimento a aula, ouvimos e acompanhamos a letra das músicas: Quem planta o preconceito (Natiruts) e Racismo é burrice (Gabriel O Pensador). Os alunos ficaram fascinados como em ambas as músicas os interpretes denunciam deliberadamente a opressão que os negros sofrem atualmente, bem como outros problemas sociais. Mediante essas músicas desmitificamos na cabeça dos nossos alunos que cantores contemporâneos também fazem denuncias por meio de suas músicas. De modo particular, dialogamos sobre todos os versos das respectivas músicas.





Para finalizar este encontro, realizamos um bate papo sobre o que foi abordado durante a aula e assim entender melhor o que cada aluno havia apreendido sobre o assunto. A pergunta: “Você já sofreu algum tipo de preconceito racial”, foi preponderante para incitar nossas discussões sobre o tema proposto. Assim, conseguimos de forma clara e concisa instigar um diálogo reflexivo sobre a nossa consciência social. Em um ato contra o racismo, alunos e professores manifestaram sua indignação em uma foto contra o preconceito!





Algumas fotos de nossa aula...




E por hoje é só!!!

Até logo...

3 comentários: