quinta-feira, 29 de outubro de 2015

No ritmo social: A paródia de cada dia




Olá Pessoal!



Entramos na fase com uma das temáticas principais da nossa sequência: A paródia. Antes de explicar o tema, citar exemplos e onde encontramos... Fizemos uma dinâmica em que o objetivo era o de descobrir "Qual é a música?".


Distribuímos papéis contendo uma palavra, em referência, a música que seria trabalhada na sequência. Foi divertido, porque no primeiro momento os alunos tentaram cantar letras diversas, mas nenhuma que tivesse relação com a que foi trabalhada. Até mesmo inventaram músicas para encaixarem a palavra.

Depois de alguns minutos, uma aluna encaixou todas as palavras e descobriu a música! E foi essa aqui:


Música linda!!
Em seguida, explicamos o contexto em que a música foi escrita. Falamos também da autoria e que a mesma é cantora da nossa MPB. Os alunos participaram nos contando o que pensavam à respeito da música.



Contextualizamos o que era paródia, cuja definição é a recriação a partir de gêneros já existentes no mundo e com três características básicas que são: o humor, a crítica, e a ironia. Desse modo, exemplificamos com exemplos para que eles pudessem perceber se estas caraterísticas se fazem presentes.



Se liga nos exemplos: 







A letra da música "beijinho no ombro" ganhou uma paródia especial com o vídeo "
Políticos Corruptos" com uma denúncia social, dá uma olhada:




Eles perceberam que a paródia não existe apenas nas músicas, mas em  outros gêneros, como: filmes, charges, publicidades, propagandas, vídeos, etc. O objetivo maior sempre é recriar de modo irônico, com humor, agregado sempre por uma critica. Os vários exemplos deram subsidio para discutir a paródia final "Alienação futebolística" da música "Fico assim sem você".

 Encerramos essa aula com a discussão sobre o tema que norteia a paródia.

Até a próxima pessoal!!

Sem comentários:

Enviar um comentário