segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Estímulo ao consumismo

Olá, pessoal!

Iniciamos nosso segundo encontro com a dinâmica “Consumista!”, na qual entregamos aos alunos alguns anúncios publicitários de supermercado e solicitamos que escolhessem produtos que gostariam de possuir. Após, questionamos essas escolhas ao perguntar se, de fato, aqueles artigos eram indispensáveis ou se eles poderiam viver sem. As respostas nos surpreenderam! Alguns alunos escolheram todos os produtos que estavam nos anúncios e outros nem sabiam a utilidade de determinados objetos, mas gostariam de ter. Assim, discutimos sobre o consumismo exagerado, como também refletimos sobre a necessidade de consumir. Em seguida, retomamos a diferença entre consumo e consumismo, abordada na aula anterior, e exibimos o vídeo “A diferença entre consumo e consumismo”. Para finalizar a dinâmica, pedimos que os alunos escolhessem e recortassem um produto que exemplificasse o que é o consumo para, após, colar em um painel coletivo.




"A diferença entre consumo e consumismo"

Em um segundo momento, exibimos diversas propagandas da empresa Polishop destacando os elementos imagéticos e verbais utilizados para persuadir o consumidor. Após, abordamos a utilização da propaganda como um elemento que incita o consumo desnecessário. Em seguida, levamos cópias da música “Na pista eu arraso”, de Mc Guimê, com a finalidade de refletir acerca da "ostentação" presente na letra. Nesse momento, discutimos a temática e, também, abordamos alguns elementos do gênero textual entrevista ao exibirmos parte da entrevista feita por Marília Gabriela, no programa “De frente com Gabi”, com os cantores Mc Gui e Mc Guimê.

"Travesseiro Side Sleeper Pro - Polishop"

"Zumba Fitness - Polishop"

Em um terceiro momento, promovemos a leitura coletiva do texto “Ostentação” de André Singer, publicado na Folha de São Paulo, atentando para aspectos relevantes desse movimento, pois, para o autor, a necessidade de possuir e exibir bens de consumo evidencia a ilusão de felicidade que a aquisição da mercadoria traz consigo. Para finalizar o encontro, exibimos uma paródia intitulada "Vem pro meu barraco", que faz uma crítica ao movimento do consumismo exagerado retratando a ostentação do pobre. Não deixe de assistir!

"Vem pro meu barraco - Funk ostentação de pobre"

Não percam a próxima aula, pessoal!

Sem comentários:

Enviar um comentário