quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONSUMISMO E CONSUMIDORES

Olá, galerinha!

O nosso terceiro encontro teve início com a dinâmica "Consumista, eu?", na qual os alunos receberam balões contendo pequenos cartões que descreviam situações de consumo exagerado, especialmente, por parte de celebridades. A partir disso, cada aluno apresentou sua opinião sobre uma situação específica. Dentre elas, destaca-se:

"O ex-casal Daniella Cicarelli e Ronaldo gastou nada menos do que 1,7 milhão em uma cerimônia num castelo na França".

"Cristiano Ronaldo relaxa com amigos em iate de 4 milhões de dólares".

"Casamento de filha do presidente da Nigéria tem iPhone de ouro como 'lembrança': Todos receberam a preciosidade customizada com o nome dos noivos e a data da festa".

Essa dinâmica foi importante para refletirmos e compreendermos a diferença entre o "querer" e o "precisar".


Em seguida, apresentamos algumas charges, atentando para aspectos como a linguagem verbal e não verbal; o sentido de determinadas palavras, de acordo com o contexto; bem como a crítica gerada no texto chárgico. Nesse momento, os discentes puderam se posicionar diante das situações descritas nas charges.

Discutindo as charges

Em um terceiro momento, verificamos que existem diferentes tipos de comportamentos por parte dos consumidores. O racional ("o consumidor sabe o que quer e compara preços"); o impulsivo ("o ato de comprar serve para canalizar o estresse, produzindo uma sensação de prazer imediato"); e o compulsivo ("a necessidade de comprar é comparada ao vício em drogas").

Destacamos, também, a "Oniomania" (doença advinda do consumismo compulsivo, vista como um problema de ordem psicológica). A título de exemplificação, mencionamos o caso da personagem Helô, da novela global "Salve Jorge", que era compulsiva por compras.

Para finalizar, exibimos a entrevista "Consumismo pode virar doença", da Record News, disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=1QBAOpCVhlo, a partir da qual pudemos evidenciar alguns aspectos organizacionais do gênero entrevista, a saber: a apresentação do assunto e do entrevistado, além da formulação coerente das perguntas norteadoras.

Na próxima aula tem muito mais!
Até lá!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário