sábado, 6 de setembro de 2014

Opressão x Resistência

Olá, galera!!

Iniciamos a aula de hoje com duas tirinhas da personagem Mafalda, que retratam o preconceito velado. Após, promovemos uma discussão sobre a política antirracista e antipreconceituosa sob a qual vivemos e refletimos acerca da construção histórico-social que permeia esses comportamentos. 
  • Tirinha 1-
  •  Tirinha 2- 

Continuando, evidenciamos que grande parte das pessoas que dizem não ter preconceito, quando colocadas à prova, ou são feitas análises de seus respectivos discursos, mostram que há preconceito velado. Por conseguinte, apresentamos slides com a definição de preconceito velado e, também, vídeos com depoimentos de pessoas que já sofreram esse tipo de preconceito. Exibimos um quadro com as frases mais comuns proferidas em atitudes de preconceito velado, como por exemplo: "Ela é negra, mas é bonita", "Jamais tive preconceito com negros, mas prefiro que minha filha se case com um branco. Sabe como é não quero escurecer a família".


Em seguida, exibimos o vídeo de um comercial anti-racismo  "Racismo no avião". 

A propaganda portuguesa intitulada ‘Desprezível’ retrata bem as características de parte da classe média e da elite brasileira com relação a negros e pobres. Onde uma mulher senta-se ao lado de um rapaz negro em um avião. Incomodada pelo fato de ter de viajar ao lado de um negro, resolve chamar a aeromoça para solicitar a mudança de poltrona. O desfecho do vídeo é realmente muito bom e com a mensagem que, traduzida, significa: “Coloque o racismo em seu devido lugar”.

Racismo no avião

Após calorosa discussão sobre o vídeo, promovemos uma análise do conto " O embondeiro que sonhava pássaros" de Mia Couto, que na aula anterior tínhamos pedido para que os alunos fizessem a leitura. Refletimos acerca da representação do personagem negro, como também o posicionamento dos demais personagens e a importância da árvore no texto. Tivemos um excelente debate!!

                                               
Até a próxima aula, galera!! (:

Sem comentários:

Enviar um comentário