terça-feira, 16 de abril de 2013

Leia se puder!

A nossa primeira aula foi divertida e, ao mesmo tempo, reflexiva.
Como forma de motivação, para descontração e interação da turma, iniciamos a aula com a dinâmica "Leia se puder!" que consistia em entregar uma frase "sem pé, nem cabeça" para que os alunos tentassem ler o que ela dizia. Mas, um pequeno detalhe: a frase não podia ser lida. Vejam:

"A uteiral e cialssenci à dadvi. Nuquaod moels, moncheces trous nosum, temobs vanos pexrincias a irtipa sad riasto lhatiparcom, xargaemos o utroo sendevolmes sosno tidose, méla ed senovleder sanos tacries e sanos vitidacride. Cerpeube moco rel zaf meb? Xereteci uas temen! Rel Matemb é mu xecixecio. Mosav tosjun racri sese lísisombe bihato ad turalei!".

Conseguiu ler? Pois é, apesar de muito curiosos para tentar decifrar o que a frase dizia, os alunos também não conseguiram!
Após esse momento, entregamos outras folhas com frases e textos, dessa vez, inteligíveis, e todos entenderam! Ufa!
O nosso objetivo, ao fazer essa dinâmica, foi mostrar aos alunos o quanto a leitura é preciosa e como seria difícil viver sem ela.

Ainda nesta aula, apresentamos alguns slides sobre a arte da escrita presente na literatura e, antes disso, exibimos uma reportagem que mostrava um senhor que aprendeu a ler e escrever em apenas 3 dias! Isso mesmo, você não leu errado!
Aqui está a reportagem:


Alunos assistindo à reportagem

Durante a dinâmica


Sem comentários:

Enviar um comentário