A hora do drama!!
Ler pode ser uma atividade cansativa, né? O ato de escrever, por sua vez... Aff! Mas espera um pouco, ler e escrever sobre drama? como seria? Quem nunca fez um drama na vida, né? haha. Vamos ver como é possível ler e escrever sobre esse gênero...
Ler pode ser uma atividade cansativa, né? O ato de escrever, por sua vez... Aff! Mas espera um pouco, ler e escrever sobre drama? como seria? Quem nunca fez um drama na vida, né? haha. Vamos ver como é possível ler e escrever sobre esse gênero...
Iniciamos a aula discutindo com os alunos sobre o que é Drama, muitos responderam que o termo está ligado ao choro ou alguma coisa negativa, então, pedimos que os alunos compartilhassem algum drama já vivido por eles ou por algum conhecido, como: o drama da minha vida é acordar. Após a contação de “Dramas” dos alunos, iniciamos a dinâmica da dramatização improvisada!!
Como os alunos disseram ter ouvido falar em “Romeu e Julieta”, mas não conheciam a história, fizemos um breve resumo do romance e apresentamos um trecho da cena final do filme de Romeu e Julieta e um trecho da cena da morte de João Grilo, no filme “O auto da Compadecida”. Após a exibição, perguntamos se eles conheciam o gêneros dos filmes, induzindo-os a pensar que o “Drama” pode existir dentro da comédia ou do Romance. Ao término das discussões, mostramos as imagens de casais atuais, instigando-os a fazer relações entre “Romeu e Julieta” e os casais das novelas atuais, como Malhação, eles próprios fizeram essas relações contando que os casais geralmente sofrem por não conseguirem ficar juntos durante a trama, instigando-os aperceber a existência de uma intertextualidade entre a história de...
Romeu e Julieta com casais de novelas atuais.
Logo após as discussões, demos inicio a explicação sobre o que é o gênero drama no teatro, os alunos fizeram a leitura da explicação no módulo e compartilharam o que entenderam e apontaram as diferenças percebidas entre o termo “drama” já conhecido por eles e o “drama no teatro”, posteriormente, mostramos duas imagens: uma com a foto Willian Shakespeare e outra com a foto de Ariano Suassuna e perguntamos se eles os conheciam, uma aluna reconheceu Ariano Suassuna e um aluno reconheceu Willian Skakespeare, perguntamos se eles conheciam algumas de suas obras e os mesmos alunos responderam sobre o “Auto da Compadecida” e “Romeu e Julieta”, ressaltamos a importância de conhecer a biografia dos autores das obras que líamos e que ambos são dramaturgos influentes na literatura.
Finalizamos a aula com uma atividade de produção escrita de uma sinopse, onde os alunos escreveram sobre algum filme, livro, seriado ou novela que tinham assistido e gostado, com o objetivo de atrair os leitores do texto para assistir ou ler a obra indicada. Logo após as produções, fizemos uma troca de sinopses, onde fizeram uma leitura em voz alta para saber se pelo que estava escrito na sinopse, os colegas assistiriam ou leriam a obra indicada. Foi um momento bastante prazeroso, pois os alunos interagiram com a escrita e a oralidade de forma dinâmica e puderam refletir sobre a funcionalidade do gênero sinopse escrevendo sobre algo que faz parte da vivência dos mesmos.
Aí, maior exemplo de que ler e escrever pode ser divertido e pode acontecer de forma divertida e natural:
Aaaaaaah, não esquece! Ainda vem muito mais por aí...
Sem comentários:
Enviar um comentário