sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Figuras de linguagem e música

Olá, galerinha!!!

O nosso terceiro encontro foi iniciado com a dinâmica "Quem canta?". A turma foi dividida em dois grupos para que no momento em que os alunos ouvissem um trecho das músicas pudessem reconhecer qual cantor (a) ou banda da MPB estaria interpretando a música. Os discentes se saíram melhor do que o esperado e competiram entre si tête-à-tête participando assiduamente.


No segundo momento, contextualizamos o videoclipe da música "Admirável Chip Novo" da cantora Pitty que seria exibido e expomos para que os alunos se concentrassem na letra, melodia e imagens. 



Em seguida, nós fizemos perguntas sobre a interpretação da música e tratamos sobre a letra da música e a crítica social contida nela. Dialogamos acerca de aspectos como: conformismo, pensamento crítico, a educação libertadora, conhecimento, diversidade brasileira, persuasão dos produtos internacionais, etc.



O diálogo sobre a música ocorreu reciprocamente entre alunos e professores. Entretanto, um dos momentos mais relevantes da aula foi quando exibimos imagens e charges sobre a desigualdade social entre políticos e trabalhadores comuns. Houve uma discussão saudável e acalorada, momento em que os discentes mais se posicionaram criticamente desde o início da sequência didática. Eles contaram suas próprias experiências, além de refletir sobre o atual cenário nacional social.



Por fim, nós frisamos o que seria ironia a partir do exemplo dos próprios alunos e depois através do vídeo do ex-humorista Francisco Milane interpretando Seu Saraiva.

Houve compreendimento do assunto por parte dos alunos, mas ainda levamos uma paródia da música "Portão" de Roberto Carlos interpretada por Renato Aragão como Didi. A paródia serviu como crítica ao sistema carcereiro brasileiro e a diferença de tratamento, além disso a música contém diversos trechos de personificação o que ajudou na explicação.






Bom...Chegamos ao fim de mais um encontro.

Até uma próxima bem breve. 

Tchau. Tchau.





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