Olá, galerinha!
Iniciamos nosso encontro com a dinâmica
“O que você faria com isso?”, que consiste em distribuir alguns objetos
aleatórios sem utilidade aparente, e solicitamos que os alunos pensassem em
algo que poderiam fazer para reutilizar aquele material de forma artística.
Após, refletimos sobre a importância da reutilização de materiais em
consonância com a preservação do meio ambiente, e discutimos a relevância da
arte nesse processo.
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Alunos elaborando peças artísticas com material
descartável |
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Resultados do empenho e dedicação dos alunos |
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Parabéns, queridos!!! |
Em seguida, apresentamos alguns artistas
brasileiros e estrangeiros que desenvolvem seus trabalhos utilizando como
matéria-prima o lixo, transformando objetos descartados em obras de arte. As
obras são impressionantes, promovem a utilidade e, mais do que isso, a beleza,
a expressão, para materiais considerados inúteis. Vejam!
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A americana Ann P. Smith
dedica-se ao uso de peças de eletrodomésticos e eletrônicos descartados. Ela
desmonta cada uma das máquinas, e reutiliza para criar suas esculturas-robôs,
em forma de animais.
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A artista japonesa Sayaka Kajita cria figuras
dinâmicas e cheias de poesia usando peças de plástico descartáveis, como
colheres e copos. |
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Paul Villinski, de Nova York, usa materiais
descartados para criar figuras que evocam a liberdade. |
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A britânica Jane Perkins usa todo
tipo de quinquilharia - de pedaços de bijuterias quebradas, botões, brinquedos
de plástico, bolas de gude e grampos de cabelo velhos - para criar retratos de
pessoas famosas.
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O artista brasileiro Jaime Prades
constrói árvores a partir de pedaços de madeira recolhidos nas ruas, sua arte
evoca a memória e o renascimento. A árvore que virou móvel, que virou lixo, que
virou árvore...
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O artista japonês Haroshi empilha antigos skates
para criar esculturas tridimensionais impressionantes, nas quais é possível
notar as camadas coloridas sobressaindo-se. |
Em um terceiro momento, atentamos para os aspectos relevantes do gênero charge, fazendo uso de slides. Desse modo, a partir das charges do artista campinense, Lila Chargista, trabalhamos o gênero através da capacidade de persuasão do leitor com a opinião crítica do escritor, por isso, enfatizamos a sátira, o humor, bem como a crítica político-social utilizada na construção do gênero e destacamos a importância da linguagem verbal e não-verbal.
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Para finalizar, relembramos aspectos do gênero entrevista enfatizando
sua funcionalidade, linguagem utilizada, temática, tipos de perguntas e
comportamento adequado para a concretização do gênero. HAHAHA surpresa,
surpresa! Pretendíamos preparar os alunos para uma visita muito especial, por
isso, solicitamos que elaborassem perguntas para serem feitas em uma entrevista
coletiva ao nosso visitante misterioso, ou será misteriosa?
Ficaram curiosos, não foi?! Então vamos conhecer
o nosso visitante ilustre!
Até a
próxima aula, galerinha!
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