Olá, pessoal!
Iniciamos a aula com a
dinâmica “Ouch, nã!”, na qual solicitamos que os discentes caminhassem pela
sala com bolas de assopro amarradas nos tornozelos, com o intuito de manter sua
bola cheia e estourar a dos outros colegas, nossa intenção é distraí-los, pois ao final
todos ganharão bombons, no entanto, os bombons serão falsos, apenas com pedaços
de papéis que contém o desenho de um pirata. Dessa forma, introduzimos o
subtema, refletindo sobre a enganação e o sentimento causado pela compra de
materiais piratas; ao final, todos os discentes ganharam bombons de verdade.
Bombons de mentirinha! |
Em seguida, refletimos
sobre a definição de pirataria e porque esse conceito se associa com a figura
do pirata. Após, abordamos a tirinha “Profissão pirata” e a charge “Nurse apreende 5 mil CD’s e DVD’s
piratas” e, em seguida, discutimos as
implicações socioculturais que a prática da pirataria apresenta na sociedade
brasileira.
Tirinha "Profissão pirata" |
Charge "Nurce apreende 5 mil CDs e DVDs piratas" |
Após, exibimos
o vídeo “Prosumidor: o novo consumidor”, e promovemos uma discussão sobre a
importância dada aos produtos de marcas famosas que movem intensamente o
mercado capitalista, impondo preços abusivos e instituindo uma nova forma de vida.
Nesse momento da aula, exibimos algumas propagandas de marcas famosas, entre elas a Lacoste, marca de vestuário masculino, conhecida mundialmente. Em seguida, apresentamos aos alunos uma crítica em forma de paródia sobre a diferença de uma camiseta comum e uma da marca Lacoste. A partir da paródia refletimos sobre como o consumismo estimula o mercado da pirataria, já que muitos cidadãos não possuem condições para comprar produtos tão caros e, no entanto, ainda reproduzem a ideia de que usar artigos de marca agrega valor a sua imagem, recorrendo, assim, ao mercado da pirataria que torna mais acessível a possibilidade de usufruir de materiais de "marca" a baixo custo.
Preço de uma camisa normal e uma camisa com a marca da Lacoste |
Paródia da Lacoste |
Posteriormente, exibimos os
vídeos “Pirataria”, do programa Porta dos Fundos, “Rap da pirataria” e a
“Paródia CD pirata” com o intuito de promover uma reflexão, a partir do humor,
sobre o funcionamento do mercado pirata.
"Pirataria"
"Rap da pirataria"
"Paródia CD pirata"
Para finalizar o encontro, relembramos
aspectos da charge e promovemos um exercício que consistia em preencher
com a linguagem verbal as lacunas presentes na charge. Pretendemos, assim,
estimular a capacidade de análise da imagem para a construção do texto verbal e vice-versa e, portanto, a observação e compreensão do contexto crítico para o entendimento do
gênero. Após, apresentamos a charge com seu texto original.
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