domingo, 14 de dezembro de 2014

Consumismo e pirataria

Olá, pessoal!

Iniciamos a aula com a dinâmica “Ouch, nã!”, na qual solicitamos que os discentes caminhassem pela sala com bolas de assopro amarradas nos tornozelos, com o intuito de manter sua bola cheia e estourar a dos outros colegas, nossa intenção é distraí-los, pois ao final todos ganharão bombons, no entanto, os bombons serão falsos, apenas com pedaços de papéis que contém o desenho de um pirata. Dessa forma, introduzimos o subtema, refletindo sobre a enganação e o sentimento causado pela compra de materiais piratas; ao final, todos os discentes ganharam bombons de verdade.

Bombons de mentirinha!
Em seguida, refletimos sobre a definição de pirataria e porque esse conceito se associa com a figura do pirata. Após, abordamos a tirinha “Profissão pirata” e a charge “Nurse apreende 5 mil CD’s e DVD’s piratas” e, em seguida, discutimos as implicações socioculturais que a prática da pirataria apresenta na sociedade brasileira.

Tirinha "Profissão pirata"

Charge "Nurce apreende 5 mil CDs e DVDs piratas"
Após, exibimos o vídeo “Prosumidor: o novo consumidor”, e promovemos uma discussão sobre a importância dada aos produtos de marcas famosas que movem intensamente o mercado capitalista, impondo preços abusivos e instituindo uma nova forma de vida. 


Nesse momento da aula, exibimos algumas propagandas de marcas famosas, entre elas a Lacoste, marca de vestuário masculino, conhecida mundialmente. Em seguida, apresentamos aos alunos uma crítica em forma de paródia sobre a diferença de uma camiseta comum e uma da marca Lacoste. A partir da paródia refletimos sobre como o consumismo estimula o mercado da pirataria, já que muitos cidadãos não possuem condições para comprar produtos tão caros e, no entanto, ainda reproduzem a ideia de que usar artigos de marca agrega valor a sua imagem, recorrendo, assim, ao mercado da pirataria que torna mais acessível a possibilidade de usufruir de materiais de "marca" a baixo custo.

Preço de uma camisa normal e uma camisa com a marca da Lacoste
Paródia da Lacoste
Posteriormente, exibimos os vídeos “Pirataria”, do programa Porta dos Fundos, “Rap da pirataria” e a “Paródia CD pirata” com o intuito de promover uma reflexão, a partir do humor, sobre o funcionamento do mercado pirata.

"Pirataria"

"Rap da pirataria"

"Paródia CD pirata"

Para finalizar o encontro, relembramos aspectos da charge e promovemos um exercício que consistia em preencher com a linguagem verbal as lacunas presentes na charge. Pretendemos, assim, estimular a capacidade de análise da imagem para a construção do texto verbal e vice-versa e, portanto, a observação e compreensão do contexto crítico para o entendimento do gênero. Após, apresentamos a charge com seu texto original.






Até a próxima aula, pessoal!

Sem comentários:

Enviar um comentário