terça-feira, 23 de setembro de 2014

A representação do negro na mídia

Olá, queridos!

Hoje a aula foi dedicada à discussão sobre as representações da figura negra na mídia, em especial, nas telenovelas brasileiras. Assistimos a algumas cenas e identificamos que, não raras vezes, o negro é colocado em papéis cômicos ou inferiores aos demais. A partir das nossas reflexões, chegamos à conclusão de que por mais que a figura negra esteja presente na dramaturgia brasileira, ainda não aparece em lugar de privilégio, mas sempre em uma perspectiva subalterna, marginalizada, estereotipada. 


Para complementar a discussão, exibimos o curta-metragem “Vista a minha pele”, de Joel Zito Araújo. Nesse vídeo, de caráter ficcional-educativo, os papéis se invertem, apresentando o negro como a classe dominante dos brancos. Esse curta-metragem nos proporcionou um ótimo momento de reflexão sobre o racismo e a importância de se colocar no lugar do outro para sentir na pele o preconceito que, talvez, ainda não tenhamos sofrido. A isso, damos o nome de empatia, conceito que estudamos em sala.

Na sequência, fizemos a leitura e interpretação da charge abaixo, do autor Pestana, que aborda o papel do negro nas telenovelas. Observamos a estrutura de uma charge, bem como sua funcionalidade, além de discutir o tema veiculado por ela. Vejam:


Adoramos essa aula, e vocês?
Até a próxima!



Sem comentários:

Enviar um comentário