segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nosso Paraibês!

Olá, queridos leitores/alunos!
Dando continuidade ao tema Cultura Popular Nordestina, que é tão visto e trabalhado nos cordéis, não poderíamos deixar de enfatizar a questão da variedade linguística e da linguagem característica da Literatura de Cordel.
Nessa perspectiva, demos início a aula fazendo a leitura silenciosa do texto "Antigamente", de Carlos Drummond de Andrade. Este texto retrata a dinamicidade da língua e a forma como ela sofre variações ao longo do tempo. 
Depois da leitura, discutimos e relemos o texto a fim de desvendar certas expressões que não conhecíamos e que eram bastante recorrentes nos tempos de outrora, como "janotas", "tirar o pai da forca", "amarrar cachorro com linguiça", entre outras.
Depois de um proveitoso debate, vimos que a língua não é estática, mas varia de acordo com as situações, culturas, sociedades, ou simplesmente, pela necessidade de seus falantes. 
A variação da língua reflete a identidade de um povo! Por esse motivo, trouxemos dois textos que mostram, de forma divertida,  a nossa variante linguística: o "Dicionário "Paraibês" e a "Anatomia Nordestina":

Nos divertimos muito, e mais que isso, nos reconhecemos naquelas expressões que, em sua maioria, fazem parte do nosso cotidiano.


Para finalizar, propomos aos nossos alunos a produção de um novo Dicionário Paraibês que apresentasse expressões e palavras distintas daquelas já vistas em sala. E o resultado foi maravilhoso! Nos surpreendemos com a quantidade de expressões que ainda faltava nesse dicionário. 
Além de produtivo, foi muito divertido, não acham?! Vejam algumas das expressões sugeridas por nossos gênios da criatividade:

Mulher feia é CANHÃO 
Velho é VÉI
Expressão de espanto é OXENTE ou VÔTE
Sacolé é DINDIM 
Cachaça é CANA
Pessoa baixinha é TAMBORETE DE FORRÓ
Pessoa exibida é AMOSTRADA
Fofoqueiro é CABUETA
Caloteiro é PIRANGUEIRO
Quem é rico é ESTRIBADO
Menino desobediente é menino MALUVIDO
Trair é BOTAR CHIFRE
Sujeira é GRUDE
Safadeza é FULERAGE
Comida ruim é GOROROBA
Pessoa feia é BRUCUTU ou TRIBUFU
Murro é BUFETE
Odor na axila é SUVAQUEIRA
Pessoa muito tímida é BICHO DO MATO


Muito bom, parabéns, turma! Vocês são nota 1.000!
Até a próxima aula!

Sem comentários:

Enviar um comentário