quinta-feira, 2 de maio de 2013

Música e reflexão

A aula de hoje foi repleta de musicalidade e muita leitura!
Iniciamos com a dinâmica "Qual é a música?", que consistia em colocar algumas músicas para tocar e depois interrompê-las para que os alunos adivinhassem o nome do cantor e/ou continuassem a letra.
A sala foi dividida em dois grandes grupos para participar da atividade. E o resultado não poderia ser outro: muita diversão e interação de toda a turma!
Na dinâmica "Qual é a música?"
Na dinâmica "Qual é a música?"

Na dinâmica "Qual é a música?"
Alunas fazendo leitura silenciosa da crônica "Até quando?"

Num segundo momento, distribuímos os módulos para que o alunos fizessem a leitura silenciosa das crônicas "Até quando?"; "Heróis... Será?", de Valéria Vanda Xavier, e "Ela", de Luiz Fernando Veríssimo. Após a leitura, demos início a uma proveitosa discussão. Inicialmente, discutimos o real significado da palavra herói e se os personagens descritos na crônica poderiam ser considerados como tais. Em seguida, questionamos nosso próprio papel como cidadãos: o que estamos fazendo pra mudar nossa realidade? Até quando ficaremos a mercê da corrupção e do conformismo?

Alunos fazendo leitura silenciosa das crônicas
Nosso debate foi maravilhoso, mas a aula não acabou por aí! Como disse, além da leitura, a musicalidade foi quem deu as cartas dessa vez e, novamente, a música foi o foco da atenção: distribuímos letras de 3 músicas que falavam sobre o mesmo assunto da crônica "Ela": a televisão.
Links para ouvir as músicas: 
Ditadura da televisão - Ponto de Equilíbrio:
http://www.youtube.com/watch?v=WAESaGfhHY0
Eu adoro a minha televisão - Capital Inicial:
http://www.youtube.com/watch?v=24fZqhW01rA

No debate
Depois de ouvir e acompanhar a letra, ficou fácil estabelecer uma forte ligação entre a crônica "Ela" e as músicas. 
E foi a partir dessa relação que uma nova discussão iniciou: começamos a nos questionar até que ponto é saudável esse hábito de passar horas e horas de frente pra televisão. Será cultura? Será perda de tempo? Será um meio termo dos dois?
Cada um emitiu sua opinião e chegamos a um consenso: tudo demais é veneno e às vezes, a televisão pode ser um grande instrumento de alienação social. Por isso, fiquemos atentos!

É isso, pessoal! Até a próxima postagem! 


Sem comentários:

Enviar um comentário