sexta-feira, 31 de maio de 2013

Literatura de Cordel

Como dissemos, um novo ciclo foi iniciado. A partir de agora, mergulharemos no universo da Literatura de Cordel e da cultura popular nordestina.
Iniciamos a aula com uma dinâmica que visava trabalhar a rima e despertar a criatividade dos alunos: trouxemos uma roleta com palavras aleatórias e dividimos a sala em grupos. Cada grupo rodava a roleta 3 vezes e as palavras sorteadas deveriam aparecer em um texto rimado produzido pelo próprio grupo.
Depois da produção, a apresentação: um texto melhor que outro. Vejam:


Grupo: Juraci, Felipe e Matheus
Palavras sorteadas: Viagem, casamento, novela. 

"Foi na minha primeira viagem
O meu primeiro casamento
Na segunda viagem
O casamento se foi com o vento

Mas foi uma história tão bela
Que não deveria acabar

Uma história de novela
Mas novela tem seu fim
O casamento também
Depende dos autores
Fazer a coisa bem"

Grupo: Amanda, Rayane e Rodrigo
Palavras sorteadas: Traição, trabalho, lua cheia

"No amor existe a traição
Na traição existe o perdão
Quando olho pra você
Chora o meu coração

Foi no trabalho que te vi
Meu coração acelerou
Olhando nos teus olhos lindos
Foi aí que marcou aquele dia bonito
Que meu coração se apaixonou

Olhando para a lua cheia
Lembrei de você
Seu rosto marcante
Não pude esquecer".


Grupo: Eduardo e Fernando
Palavras sorteadas: carro cerveja, cachorro

"Um carro parado
Todo verde, adesivado
Cerveja gelada
Desse rasgada
E na pista um cachorro
Pequeno e dengoso".





Belos textos, hein? E isso não foi nem a metade. Nosso alunos são muito criativos!
Essa dinâmica foi divertida e importante para introduzirmos a Literatura de Cordel, enfocando, inicialmente, a rima presente neste gênero.
Dando continuidade a aula, exibimos a animação do cordel "Cabra da peste", de Patativa do Assaré. Neste vídeo, ouvimos com atenção a sonoridade e a rima existente na fala de quem declama o cordel. Em seguida, fizemos a leitura compartilhada do mesmo cordel a fim de "treinar" nossa declamação, afinal, não se pode ler um cordel de qualquer jeito, não é pessoal?!


Dando continuidade ao trabalho com a rima, ouvimos a música "O rico e o pobre" de Caju e Castanha. A turma adorou e cantou junto. Essa música é, realmente, muito divertida!


Para encerrar a aula, exibimos a animação que conta a história "O matuto no cinema", de Jessier Quirino. Genial! Se você perdeu a aula, ainda há tempo, veja abaixo esse causo tão divertido:


Até a próxima, queridos!

Sem comentários:

Enviar um comentário