Começaremos nossa primeira aula com a dinâmica “Determinando personagens”. Foram entregues papeis e canetas aos alunos. E fizemos uma votação conforme as seguintes perguntas: “Quem é a pessoa mais comunicativa da turma”, “Quem é a pessoa mais calada da turma?”, “Quem é a pessoa mais meiga ou doce da turma?” e, por fim, “Quem é a pessoa mais ‘bagunceira’ da turma?”. O voto será secreto e cada um depositará seu voto em uma urna/caixa correspondente a cada pergunta. A ideia é que tenhamos, para a próxima atividade, a determinação de quatro personagens: (apresentador, mímico, bailarina e palhaço).
Em um segundo momento, conversamos com os alunos sobre o que eles entendiam por arte e tentamos explicitar que arte não é simplesmente aquela que encontramos em ambientes eruditos, mas sim algo que está tão próximo deles que os mesmos não percebem. Os mesmos ressaltaram exemplos de grafiteiros, cordelistas e os próprios artistas circenses e ou de rua.
Em seguida, apresentamos um documentário de 10 minutos, que abordou um pouco da história das pessoas atrás dos personagens circenses. O objetivo era prepará-los para o próximo encontro: O dia do circo”
Continuando com a aula, questionamos os alunos sobre qual personagem do circo eles seriam e por quê. Partindo daí, revelamos os votos de cada um e nomeamos. O aluno que mais recebeu votos por ser comunicativo foi nomeado como apresentador; o que mais recebeu votos por ser calado foi nomeado o mímico; o mais doce e meigo(a), a bailarina e, por fim, o mais bagunceiro, o palhaço.
Em seguida, os quatro alunos formaram seus “times”; cada um escolhendo um colega de uma vez. Após a formação de equipes, delimitamos um tempo para que cada equipe caracterizasse o seu personagem, incluindo roupas e maquiagens que foram levadas por nós. Neste momento, pudemos nos dividir e auxiliar as equipes.
Olha só os que ganharam a votação;
Fizemos até um desfile....
E isso aiiiiii, beijo galera, até a próxima!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário